Silicone : Tipos, Tamanhos e Marcas Protese Mama

silicone

Existem inúmeros tipos de protese mama de silicone, variando em tamanho, formato , textura e perfil. Os fabricantes de protese de silicone visam cada vez mais atender de forma individualizada a paciente que procura a cirurgia para aumentar seios, projetando uma protese de mama que se adeque ao biotipo da paciente e não ao contrário. Diante de tantas opções, pode ser difícil escolher a protese mamária ideal para o seu caso, porém nesse tópico, iremos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, de modo que você faça sua escolha de forma consciente e acertada.

COMPOSIÇÃO DA PROTESE DE SILICONE

A protese de silicone atual representa um verdadeiro milagre da tecnologia, resultando em um produto com grande segurança e naturalidade nos resultados com ele obtidos. A prótese mamária consiste em um envelope externo de silicone de alta resistência, que envolve um conteúdo interno composto de silicone de alta viscosidade e coesão. O alto grau de coesividade do implante de silicone garante exatamente a naturalidade ao toque e o formato da protese ao longo do tempo, criando seios volumosos, naturais e sensuais. Outro grande benefício proporcionado pelo gel de silicone de alta coesividade, está na durabilidade que essa característica garantiu aos implantes atuais. Diferentemente das proteses de mama de 1a geração, cujo conteúdo interno era líquido ( e portanto suscetível a vazamentos quando houvesse alguma ruptura ), a protese de mama atual é virtualmente imune a qualquer tipo de vazamento, e o implante mantém sua forma, mesmo na presença de alguma ruptura em seu envoltório externo. No vídeo a seguir você confere um teste, ondea protese de mama é cortado ao meio com um bisturi, e mesmo assim matém a sua forma, sem vazamentos, devido a alta coesividade e viscosidade do gel interno de silicone.

TIPOS DE PROTESE DE SILICONE

Uma das características mais importantes da protese mamaria se refere ao seu perfil, relacionado a projeção ( altura ) da prótese e largura de sua base . Os perfis dos implantes de silicone podem ser: baixo, alto, super-alto e anatômico ( “em forma de gota” ).

Perfil Baixo: Esse implante possui base larga e pouca altura. Embora haja um preenchimento do colo mamário,a projeção é pequena, resultando em um “decote pouco evidente”. Por essas características é raramente utilizado na prática.

Perfil Anatômico ( Prótese em Gota ): Esse tipo de protese consiste em uma base mais larga e um ápice mais achatado, na tentativa de imitar o formato de um seio natural. Requer incisões maiores para sua colocação e pode levar a deformidades, caso o implante se movimente dentro da loja mamária, já que seu ápice a sua base são diferentes ( ao contrário do que ocorre no implante redondo, onde mesmo que a protese gire em torno do seu eixo, a forma permanece inalterada ). Por isso é muito pouco utilizado na prática.

Perfil Super Alto : Essa protese mamaria possui a base estreita e uma maior projeção, valorizando o colo mamário e o decote feminino, proporcionando seios grandes, lindos e sensuais, de acordo com o ideal estético atual. É o tipo de protese silicone mais utilizado nas cirurgias para aumento dos seios na Clinica Bioplastica.

Diante do exposto acima, percebemos que duas proteses de mama podem ter o mesmo volume ( tamanho ), porém possuir perfis diferentes, o que proporciona resultados estéticos totalmente diversos. Basta tomarmos como exemplo a comparação entre uma lata de cerveja e uma lata de atum. As duas possuem o volume de 300 ml, entretanto uma é mais alta com base pequena e a outra possui base larga e pouca altura.

Outro aspecto importante que devemos abordar nesse tópico, se refere a incapacidade da cirurgia de aumento dos seios de alterar a localização do colo mamário.É comum no consultório, ouvirmos das pacientes candidatas a cirurgia, que gostariam que seus seios fossem mais medializados, tal qual ocorre com a utilização de um sutiã apertado que valoriza o decote feminino. Tal pedido infelizmente não pode ser atendido na cirurgia de mamoplastia de aumento. A inclusão de uma protese mamaria de silicone apenas irá projetar os seios para frente, sem que os torne mais mediais ou laterais. Dessa forma, mamas que eram afastadas antes da cirurgia continuarão afastadas após a mamoplastia, e mamas mais unidas no centro continuarão medializadas após a inclusão do implante de silicone. Durante sua consulta na clinica Bioplastica, nosso cirurgião irá exemplificar esse fato através de fotos antes depois de diversos procedimentos realizados na clinica, de modo que a paciente compreenda e não cultive nenhuma expectativa fantasiosa além da realidade que pode ser alcançada em uma cirurgia plástica estética. É mais honesto e ético por parte do cirurgião, informar previamente de que a mamoplastia de aumento não irá deixar os seios mais unidos, do que frustrar posteriormente a paciente que possa ter expectativas irreais sobre a cirurgia plastica de mama.

TAMANHO DA PROTESE SILICONE

A escolha do tamanho correto é um dos pontos chave para o sucesso ou fracasso estético na cirurgia de mamoplastia de aumento. Esse assunto será discutido em detalhes no artigo: Como escolher o tamanho ideal da protese de silicone ?

SUPERFÍCIE DA PROTESE MAMA

Antes de discutirmos os diversos tipos de superfície disponíveis nos diferentes modelos de protese de silicone, devemos entender o porque da existência das superfícies diferentes nas proteses de mama. Toda vez que o organismo entra em contato com um corpo estranho, ele tenta isolar essa substância do resto do corpo, através da criação de uma cápsula fibrosa ao redor da mesma. Esse mesmo processo ocorre quando introduzimos uma protese de silicone no corpo humano, e é totalmente normal e esperado. O problema é que em até 2% dos casos, o organismo pode produzir essa capsula fibrosa em excesso, deixando-a dura e ocasionando a complicação chamada de contratura capsular, que pode causar deformidades no formato da mama. Um dos fatores relacionados ao aparecimento da contratura capsular está exatamente no tipo de superfície presente na protese mamária. As primeiras proteses fabricadas possuiam superfície lisa, com índice mais elevado de contratura capsular. Posteriormente surgiram as proteses silicone revestidas de poliuretano e finalmente, as proteses texturizadas, que se tornaram o padrão e são as mais utilizadas na atualidade.

- Protese Lisa : possui o índice de contratura capsular mais alto, em torno de 5-6%.

- Protese de Poliuretano: possui revestimento externo com espuma de poliuretano, com os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as proteses mamárias existentes, porém possui maior chance de apresentar dobras visíveis e de ser sensível a palpação. Geralmente fica reservado para os casos onde ocorreu uma contratura capsular intensa com a utilização de uma protese silicone texturizada.

- Protese Texturizada: São o tipo de protese silicone mais utilizados nas mamoplastias de aumento. Sua superfície possui uma micro-textura que possui o objetivo de “quebrar” a eventual formação da cápsula fibrosa. Seu indice de contratura fica entre 2-3% dos casos, menores do que as proteses lisas.

QUANTO AS MARCAS DAS PROTESES DE MAMA

Atualmente existem diversas marcas de protese de silicone disponíveis no mercado, com pouca diferença prática entre elas, sendo na maioria das vezes escolhidas de acordo com a preferência do cirurgião ou paciente. O importante é que a protese mama tenha o registro na ANVISA, o que garante a sua procedência e atesta o fato que aquele implante foi submetido a um rigoroso teste de qualidade para sua liberação. Para conhecer algumas das marcas de implantes de silicone mais utilizados , confira os sites dos fabricantes abaixo:

- Euromi / Cereform : http://www.euromi.com.br/pt/garantia-vitalicia-cereform.html
- Lifesil : http://www.lifesil.com
- Silimed : http://www.silimedbrasil.com.br
- Mentor : http://www.mentorwwllc.com/global-us/Breast.aspx

9 Comentários em “Silicone : Tipos, Tamanhos e Marcas Protese Mama

  1. Gostaria de saber qual o valormais ou menos para colocar uma protese de 400ml. e gostaia de mais informacao . obrigada

    • Camila Caroline faustino Monteiro Barbosa

      GOSTARIA SER INFORMADA + OU- DE VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO DA PROTESE DE 500ML.
      PERFIL SUPER ALTO E ALTO.
      mUITO OBRIGADA ESPERO SER RESPONDIDA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL
      VALOR DA PROTESE E DA CIRURGIA.

  2. Gostaria de saber qual o valor par colocar uma protese de cilicone de 300ml

  3. Oie !
    Gostaria de saber, quanto ficaria mais ou menos uma prótese de 215 ml, só pra saber o valor para poder ir juntando , e quanto seria uma consulta.
    Queria saber, pois sou magrinha e não sei se esse tamanho seja o ideal, não quero uma coisa muito exagerada, mais também quero uma coisa que seja visível, se poderia me passar essas informações agradeceria.
    Obrigada !

  4. Gostaria de colocar 150 ML gostaria de saber qual valor
    já incluindo equipe ,hospital e as próteses .
    Obrigado

  5. Não tenho nem noção de preço, tenho 5 mil, como posso pagar? na primeira consulta devo levar dinheiro?

  6. EU COLOQUEI 400ml E 350ml FOI O Q MEU MEDICO INDICOU EU NAO TINHA NEM NOÇAO DO TAMANHO Q COLOCAR, FICOU BOM MAS HJ EU COLOCARIA MAIOR. FIZ MINHA CIRURGIA DIA 13-12-2013 VOLTEI A TRABALHAR E DIRIGIR 15 DIAS DEPOIS., ESTOU ANSIOSA P VER O RESULTADO FINAL.

  7. gostaria de colocar 200 ml qual preço incluindo tdo .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>